REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 7 HORAS CORRIDAS

quinta-feira, junho 19, 2008

VANTAGENS

  1. Economia de energia visto que com dois turnos podemos compartilhar as mesmas instalações, equipamentos em um único local.

  1. Melhoria da saúde.

    1. Com a jornada de 7 horas o funcionário sofrerá menos com o transporte para o trabalho visto o trânsito de hoje e, conseqüentemente, haverá uma redução do seu stress bem como poderá dedicar-se mais tempo a atividade física, ter uma alimentação melhor, etc.

    2. Jornada sugerida das 7:00 as 14:00 ou das 13:00 as 20:00

  1. Melhoria na qualidade de vida.

    1. O funcionário poderá passar mais tempo com sua família, participar da educação dos filhos, ter uma vida social mais ativa, etc.

  1. Redução nos Custos para reposição de equipamentos

    1. O funcionário poderá escolher entre dois turnos de 7 horas de trabalho (Matutino ou Vespertino), compartilhando os equipamentos e mobiliários, reduzindo a manutenção e aquisição de equipamentos pela metade, bem como os equipamentos existentes poderiam ser alocados nas agências e regionais sem recursos.

  1. Custos Indiretos

    1. Redução dos custos indiretos, como os gastos com despesas médicas, pois o colaborador poderá ter uma saúde melhor, redução do absenteísmo, outro problema enfrentado pela empresa nos últimos anos e satisfação do funcionário.

  1. Redução de atividades paralelas ao trabalho

    1. Seria criado um Banco de Horas para que os funcionários tivessem a obrigação de cumprir 7 horas de jornada de trabalho diária, evitando assim saídas para Médico e outros problemas que causam a ausência dos funcionários no horário de trabalho.

  1. Ganhos da empresa

    1. Com essa redução de horário a empresa passaria a trabalhar em um turno maior para atendimento aos clientes, maior produtividade e redução de custos gerais e satisfação dos clientes.

Fundamentação legal: A CLT dispõe sobre a jornada de trabalho na seção II – Da Jornada de Trabalho – do capítulo II – Da Duração do Trabalho – Arts 57 a 72.

Minha Opinião: (Meramente Humorística)

1. Realmente é uma proposta interessante;

2. Lógico que a empresa encontraria dificuldades relacionadas à decisão de quem vai trabalhar de manhã e quem vai trabalhar a tarde (início do horário);

3. Teria que se contratar mais pessoal, inegavelmente;

4. Se o atendimento ao público aumentasse o horário, a questão de segurança teria que ser analisada;

5. Muitos buscariam outros trabalhos, trabalhando em mais de uma empresa e assim se stressariam mais;

6. Se houvesse maior oferta de emprego, a renda do brasileiro aumentaria e o consumo também, estimulando a inflação;

7. Por mais que se argumentasse contra, os trabalhadores que tiverem que trabalhar durante parte da noite exigirão adicional noturno, fazendo com que os gastos da empresa aumentem;

8. Se os filhos dos colaboradores estudam de manhã e ele trabalha a tarde, logo ele não veria os filhos pois de manhã os meninos estariam na escola e a tarde e noite ele trabalhando, ou seja, um abismo maior entre pais e filhos;

9. Se os horários de trabalho do marido e da esposa fossem diferentes, nem ia dar pra... Namorar!

São estas minhas ponderações.

PS.: Coloquei assim, pois li na revista superinteressante que o pensamento negativo é mais útil e tem melhores resultados que o positivo. Vai então que eu pensando contra a coisa flui... Vou ficar super feliz!

0 comentários: