A Menina Feia da Ponte

sábado, junho 28, 2008


Já que falei da Cidade de Aruanã/Go, vou falar agora da Cidade de Goiás (Goiás Velho ou Vila Boa).
Esta cidade é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, pois tem em sua arquitetura casarões velhos da época do Brasil Império.

Agora o que mais me intrigou em tudo foi o fato de uma amiga minha (não vou citar nomes pra evitar processos) ficar louca de vontade de tirar uma foto na ponte que fica em frente ao casarão antigo da Poetiza Cora Coralina.

Eu por não gostar muito de cidades históricas fiquei indagando os motivos de ela querer tanto estar na ponte, estar em frente a casa da Cora Coralina. Então, lembrei me de um poema de Cora que diz:

Goiás, minha cidade...
Eu sou aquela amorosa
de tuas ruas estreitas,
curtas,
indecisas,
entrando,
saindo
uma das outras.
Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa.
Eu sou Aninha. (Para ler mais, clique aqui)

Acho que identificação. Sendo Cora a Menina Feia da Ponte, minha amiga se identificou com ela.

Mas já dizia Pedra Letícia: A moça feia lá da ponte nunca me agradou, eu gosto mesmo é de mulher com cara de atriz pornô!


Tenho dito!

3 comentários:

Flavinha disse...

Hummmmm...mininu brabu...

hehehe

Anônimo disse...

Bem Cristiano!
Uma pena que não goste de cidade históricas nem de meninas feias, pois nelas guardam culturas que uma pessoa como você é incapaz de reconhecer. Goiás não é Patrimônio apenas pelo seus aspecto cultural, mas também pela sua cultura..
Abraços

Pix 82. disse...

Meu caro leitor que deixou o comentário como anônimo, gosto é algo complicado de se discutir, mas não gosto mesmo de cidades históricas.

E ainda, sou capaz sim de entender as culturas, mas elas não me agradam. A história retratada na cidade de Goiás é uma história de escravidão, de morte, de sangue, de desrespeito humano.

Mas de qualquer forma, fique a vontade pra se expressar.

Outro abraço!